Acredito que Provérbios 31 seja a passagem mais conhecida sobre mulheres, a mulher virtuosa. Esse capítulo curto, lido em cultos, encontros femininos e mundialmente conhecida por explanar condutas de uma mulher de Deus, mas será que isso está sendo feito da maneira correta?

Antes de você continuar essa leitura, te convido a ler – por completo – essa passagem tão bela. Ela é sobre você, sobre eu, sobre nós. Esta não é apenas uma citação, mas um manual para a vida prática de muitas mulheres que buscam inspiração e força em sua jornada cotidiana.

Tenho comigo algumas passagens específicas que costumo me lembrar em dias específicos, e essa é uma delas. A primeira vez que realmente prestei atenção – de verdade e de forma minuciosa – nesses versos foi em um curso para mulheres, depois de anos de convertida.

É curioso que aquela imagem de mulher tímida, reservada, envergonhada ou até mesmo sem personalidade que é divulgada baseada nessa passagem não é muito o reflexo real daquela mulher.

Na verdade, ela exemplifica uma figura completa, que abraça suas responsabilidades e faz com que todos ao seu redor se sintam amparados.

A beleza e a força dessa mulher estão no Senhor, e por isso tem capacidade de equilibrar múltiplas funções, de se dedicar tanto ao lar quanto às suas ambições pessoais e profissionais. Não é que todos os pratinhos da vida precisem estar a todo momento equilibrados, mas pela misericórdia do Senhor fazemos nosso melhor.

Ela fortalece sua família, mas também traz inovação e propósito ao seu contexto social: a mulher virtuosa é aquela que contribui para a sociedade. A mulher de Provérbios 31 não é perfeita, mas é dedicada. Ela não é incansável, mas encontra força no Senhor. Não tem todas as respostas, mas busca sabedoria.

É um lembrete poderoso de que ser uma mulher virtuosa não é apenas sobre se conformar a um ideal estampado nos comerciais e rótulos de margarina, mas sim sobre ter atitude, buscar o que é justo e ajudar aqueles que estão à sua volta, proclamando a bondade de Deus.

Essa semana, durante uma conversa com uma amiga fiquei meditando nisso, e em como somos agraciadas por exercermos exatamente esses papéis, os que foram designados pelo Senhor.

Muitas vezes, nos encontramos presas em expectativas que limitam nosso potencial, mas ao refletirmos sobre o que realmente significa ser uma “mulher virtuosa”, percebemos que os mais variados rótulos que o mundo tenta nos impor através da cultura (você sabe do que estou falando) não são nem de perto suficientes ou verdadeiros para transmitir o real significado que Deus atribuiu a “ser mulher”.

Não importa a fase da vida em que estamos, a mensagem de Provérbios 31 nos alcança. Se somos profissionais, donas de casa, empresárias, mães ou estudantes, todas podemos encontrar inspiração nessa passagem, orando para que sejamos como essa mulher virtuosa, que não é um ideal inalcançável, mas um convite para vivermos com propósito, coragem e fé.

Que possamos abraçar a identidade que Deus nos deu: mulheres de valor, que fazem diferença em nossos lares e no mundo ao nosso redor.

Publicado por

Assine nossa NewsLetter

Assine gratuitamente e receba os textos em primeira mão!

Continue lendo